E aí, pessoal dos 30+ do Siga Saudável! João Paulo na área, e hoje vamos direto ao ponto: comece a fazer atividade física! Sim, eu sei que a vida adulta é corrida, cheia de compromissos e responsabilidades, mas a saúde precisa ser prioridade.
Para nos dar um empurrãozinho e nos guiar nesse começo, contamos com a consultoria do Personal Trainer Renan, especialista na preparação física e treinos personalizados para a necessidade do aluno, que compartilhou seu conhecimento valioso sobre como começar a praticar exercícios físicos. Aproveitem para seguir o Renan no Instagram [@renan_opersonal] para aprenderem mais sobre treinamento físico e dicas para uma vida mais ativa!
Como Começar a Se Exercitar? Desmistificando o Primeiro Passo!
Começar a se exercitar pode parecer complicado, mas com as informações certas e um pouco de planejamento, você pode dar o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável e ativa. Então, vamos desmistificar esse processo:
Atividade Física x Exercício Físico: Qual a Diferença?
É comum confundir atividade física com exercício físico, mas existem diferenças importantes entre os dois conceitos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Atividade Física: É qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético. Ou seja, é qualquer movimentação do dia a dia que resulte em estímulo dos músculos e gasto energético, como andar, correr ou subir escadas.
- Exercício Físico: É uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo a melhoria ou a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. Em outras palavras, é a prática programada e orientada, com sequência de movimentos que buscam um objetivo concreto, seja ligado à saúde ou à estética (ou a ambos).
Portanto, podemos notar que existe uma diferença entre as duas formas de se movimentar, mas ambas são muito importantes no que diz respeito ao combate ao sedentarismo. Afinal, realizar uma atividade física, mesmo que em mínimas condições como caminhar, ainda é melhor do que fazer absolutamente nada. O importante é sair do sedentarismo e começar a se movimentar, seja através de atividades simples do dia a dia ou de um programa de exercícios físicos estruturado.
Defina Metas Claras
Talvez seu objetivo seja simplesmente ter mais disposição no dia a dia, mesmo que ainda não saiba exatamente como isso se traduz em números. Tudo bem! Mas para se manter motivado, é recomendado estabelecer uma meta clara e também pequenas metas ao longo do caminho. Pense nelas como checkpoints que ajudam a medir seu progresso – e cada conquista deve ser celebrada!
Se você apenas diz que quer ficar em forma, sem definir o que isso significa para você, é difícil acompanhar sua evolução. Mas quando você estabelece marcos menores, como perder 2 kg em um mês ou correr 3 km sem parar, cada pequena vitória reforça sua motivação.
Mesmo que você não alcance seu grande objetivo imediatamente, o progresso que fizer será um incentivo para continuar avançando.
Escolha Atividades que Você Goste
Nem todo mundo gosta de musculação ou corrida, e isso é normal! Experimente diferentes modalidades, como:
- Dança
- Natação
- Caminhada
- Ciclismo
- Treinamento funcional
O segredo é encontrar algo que você curta para tornar o exercício um hábito prazeroso.
Adapte o Exercício ao Seu Estilo de Vida
Se você não é uma pessoa matutina, pode ser difícil manter uma rotina de treinos ao amanhecer. Da mesma forma, se prefere momentos mais introspectivos, talvez as aulas de crossfit super agitadas não sejam sua melhor escolha.
Para encontrar o tipo de treino ideal para você, reflita:
- Quais atividades me dão prazer?
- Prefiro treinar sozinho ou em grupo?
- Qual horário se encaixa melhor na minha rotina?
- Tenho alguma limitação física que exige um cuidado especial?
Escolher um treino alinhado com o seu perfil aumenta (e muito!) as chances de você torná-lo um hábito permanente.
Consulte um Médico Antes de Começar
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, principalmente se você tem condições de saúde preexistentes, é fundamental consultar um médico para garantir segurança.
Encontre um Companheiro de Treino
Treinar com um amigo pode ser um ótimo incentivo, especialmente nos dias em que a preguiça tenta falar mais alto.
Quando você se compromete com alguém, a tendência é levar o treino mais a sério, já que sabe que a outra pessoa está contando com você.
Se não tiver um parceiro disponível, aplicativos de treino ou grupos esportivos na sua cidade podem ajudar a encontrar companhia e motivação extra.
Programe os Treinos na Sua Rotina
Assim como você agenda compromissos importantes, reserve horários fixos para os treinos. Se possível, treine no mesmo horário todos os dias para criar um hábito.
Como um Personal Trainer Pode Ajudar?
O personal trainer é um profissional qualificado que pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e segura. Ele pode:
- Motivar e te dar o suporte necessário: Para que você mantenha a disciplina e alcance seus resultados.
- Avaliar a sua condição física: Identificando suas necessidades, limitações e objetivos.
- Elaborar um programa de treinamento personalizado: Adaptado ao seu nível de condicionamento físico e às suas preferências.
- Orientar a execução correta dos exercícios: Evitando lesões e garantindo a eficácia do treino.
Lembre-se: o nosso consultor Renan faz um ótimo trabalho atuando na melhora física de seus alunos, facilitando que eles atinjam seus objetivos de forma segura e eficiente!
Não perca tempo e agende uma consultoria com o Renan! Siga o Instagram dele [@renan_opersonal] para conhecer o trabalho dele e agendar uma consultoria!
Vídeo Complementar:
Leia Mais:
- 16 benefícios da atividade física (e como começar) – Tua Saúde
- Musculação na Terceira Idade: Viva Mais Forte e Independente! – Siga Saudável Fortaleza
- Treino de Pernas: O Segredo para um Corpo Invencível! – Siga Saudável Fortaleza
Conclusão: A Hora É Agora!
E aí, pessoal, viram como começar a fazer atividade física não é tão complicado assim? O mais importante é dar o primeiro passo e se comprometer com a sua saúde e o seu bem-estar.
Lembrem-se: a atividade física é um investimento em você mesmo, que te trará benefícios para a vida toda. Então, não perca mais tempo e comece a se exercitar agora!
Chamada para Ação (CTA):
- Nossos Especialistas: Precisa de ajuda para começar a fazer atividade física e ter uma vida mais saudável? Agende uma consultoria com o Personal Trainer Renan, nosso especialista parceiro em preparação física e treinos personalizados ou encontre especialistas em outras areas na seção Nossos Especialistas!
- Siga o Siga Saudável no Instagram: Fique por dentro de todas as novidades e dicas de saúde, fitness e beleza para você e sua família!
- Compartilhe este artigo: Ajude outras pessoas a darem o primeiro passo em direção a uma vida mais ativa e saudável!
Um abraço e até a próxima!