Tratamento Caseiro e Natural para Gastrite

0

Um ótimo tratamento caseiro para ajudar a tratar a gastrite é tomar o suco da batata, puro e em jejum ou tomar um chá de espinheira-santa acabado de preparar.

Além disso, também é recomendado fazer uma alimentação adequada que ajude a proteger o estômago na qual se evita o consumo de bebidas alcoólicas, temperos e alimentos ácidos, como laranja e abacaxi, evitando ainda comer frituras e doces pastosos ou industrializados.

Veja quais as dicas de alimentação para aliviar o desconforto da gastrite.

1. Remédio caseiro com batata

Um ótimo remédio caseiro para gastrite com batata é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Ingredientes

  • Batata
  • Ralador

Modo de preparo

Descasque uma batata e passe em seguida por um ralador comum fino, como o de queijo ralado, por exemplo. A seguir, esprema a batata ralada num tecido ou pressione a batata num coador fino.

O caldo que se extrai deve ser bebido puro e em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da gastrite. Outra opção é simplesmente comer a batata crua.

2. Remédio caseiro com espinheira-santa

Um outro remédio caseiro excelente para gastrite é o chá de espinheira-santa porque esta é uma planta medicinal que possui propriedades que ajudam a diminuir a acidez estomacal e a regenerar o próprio estômago.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá em jejum, e cerca de meia hora antes das refeições.

Outros exemplos de remédio caseiros para gastrite são:

  • Tomar o suco de limão puro;
  • Mastruz com leite em jejum;
  • Suco puro de couve em jejum;
  • Xarope da bardana;
  • Chá de acelga.

O tratamento caseiro para gastrite ou dor de estômago deve incluir uma alimentação de fácil digestão, além de chás, sucos e vitaminas que ajudam a saciar a fome, sem causar dor de estômago.

É importante beber água várias vezes ao dia e pedacinhos de pão ou bolachas de água e sal até se sentir melhor, mas se a dor permanecer por mais de 3 dias, a dor aumentar ou houver vômito com sangue deve-se ir ao médico para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de medicamentos.

1) Chá de aroeira para gastrite

A aroeira possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa e antiácida que é eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal e ajudar no combate à H. Pylori.​Segundo pesquisas científicas, este remédio caseiro é tão eficaz quanto o Omeprazol, um dos medicamentos mais utilizados contra a gastrite no Brasil.

Ingredientes

  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferva os ingredientes por cerca de 10 minutos, deixe amornar, coe e beba este chá várias vezes ao dia, como substituto da água.

2) Chá de acelga para gastrite

O chá de acelga é um excelente remédio caseiro para gastrite porque é uma verdura muito nutritiva, que além de diminuir os sintomas da gastrite, elimina as toxinas do sangue.

Ingredientes

  • 50 g de folhas de acelga
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro basta adicionar as folhas de acelga em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, espere o chá amornar e beber 3 vezes ao dia.

3) Chá de ervas para gastrite

Uma ótima solução caseira para acalmar as dores causadas pela gastrite é uma infusão de ervas.

Ingredientes

  • 1 punhado de espinheira-santa
  • 1 punhado de capuchinha
  • 1 pedacinho de barbatimão
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e ferva tudo por 5 minutos. Tome 1 xícara deste chá frio, de 3 a 4 vezes por dia, dividido em pequenas doses, entre as refeições.

4) Vitamina de mamão com banana para gastrite

A vitamina de mamão e banana preparada com leite desnatado ou iogurte natural é uma ótima opção para o lanche porque preenche o estômago, sem causar nenhuma irritação.

Ingredientes

  • 1 mamão
  • 1 copo de leite desnatado ou 1 iogurte natural
  • 1 banana média
  • Mel à gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir, pelo menos 1 vez ao dia, de preferência no café da manhã ou nos lanches.

Dicas para curar a gastrite

Para complementar este tratamento caseiro, sugere-se uma alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos, evitar o estresse, não fumar e não tomar bebidas alcoólicas, dando preferência ao consumo de alimentos cozidos em água e sal e com pouca gordura. Café e outras bebidas estimulantes também devem ser evitadas.

Limão cura gastrite?

Apesar de acreditar-se popularmente que o limão possa curar a gastrite, isto ainda carece de comprovação científica. Mas, segundo a sabedoria popular, basta tomar o suco puro de 1 limão todos os dias, 30 minutos antes de tomar o café de manhã, pois o limão puro consegue neutralizar a acidez do estômago, diminuindo assim os sintomas da gastrite.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...