Quixaba – Propriedades e Benefícios

0

A Quixaba também conhecida como sapotiaba, quixaba preta, caronilha, rompe-gibão e maçaranduba-da-praia é uma planta medicinal que pode atingir 15 metros de altura, possui espinhos fortes, folhas alongadas, flores aromáticas e esbranquiçadas  e frutos roxo-escuros e comestíveis.

A casca da quixaba pode ser usada para fazer remédio caseiro que ajuda no tratamento de doenças dos rins e diabetes.

A quixaba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e mercados, sendo que o seu preço médio é de 10 reais. Seu nome cientifico é Sideroxylon Obtusifolium.

Para que serve a Quixaba

A quixaba serve para auxiliar no tratamento de dor na coluna, diabetes, inflamações no útero, feridas na pele, cisto no ovário e corrimentos.

Propriedades e Benefícios da Quixaba

A quixaba possui propriedades tônica, anti-inflamatória, hipoglicemiante e cicatrizante.

O chá feito com as cascas da planta medicinal chamada quixaba pode ser usado como um medicamento caseiro auxiliar no tratamento de dores da coluna, diabetes, inflamações do útero, cisto no ovário, corrimentos e feridas na pele.

Modo de uso da Quixaba

A parte utilizada da quixaba é a casca desta planta medicinal.

  • Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 5 minutos após a fervura, em seguida coar e tomar  para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.
  • Ingredientes para extrato alcoólico: Usar 200g de casca de quixaba para 1 litro de álcool de cereais. Macerar por 24 horas a casca juntamente ao álcool num recipiente apropriado e tampado. Após a maceração reservar em um recipiente de vidro escuro para evitar a passagem de luz . Tomar  uma colher de de chá de extrato alcoólico com quixaba diluído em meio copo d’água para auxiliar no tratamento de diabetes.

A dose diária recomendada do chá ou do extrato alcoólico de quixaba deve ser orientada por um especialista em fitoterapia.

Efeitos colaterais da Quixaba

O uso da quixaba pode provocar hipoglicemia. Deve ser feito o controle da taxa de glicose antes de ingerir o chá para que a glicose não caia a níveis abaixo do normal.

Contraindicação da Quixaba

O uso de quixaba é contraindicado para crianças, gravidas, mulheres que amamentam, pessoas sensíveis às substâncias presentes na quixabeira e para os diabéticos dependentes de insulina.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...