Pacientes têm Problemas de Visão após Olhar para Eclipse sem Proteção

0

A agência espacial americana (Nasa) e diversos especialistas alertaram: não é seguro olhar para o sol sem proteção. Mesmo assim, alguns observadores do eclipse solar total resolveram arriscar no último 21 de agosto. O resultado, de acordo com alguns médicos dos Estados Unidos, são pacientes com problemas de vista chegando aos consultórios.

O oftalmologista Raj Maturi, do Midwest Eye Institute, em Indianápolis, disse ao “USA Today” que recebeu dois pacientes que relataram problemas após o eclipse. Ambos olharam para o sol durante o fenômeno sem proteção, mesmo que por alguns segundos.

Os pacientes disseram que estão vendo um borrão de brilho no meio da visão. Felizmente, de acordo com o médico, a exposição não foi longa o suficiente para causar danos permanentes — anti-inflamatórios e outros remédios contribuíram para os olhos voltassem ao normal em alguns dias.

“As células dos olhos sofrem um choque de energia”, disse Maturi ao “USA Today”. “Infelizmente, não há tratamento para uma longa exposição. Você está literalmente queimando os olhos, e é impossível recuperar”.

O consultório de Maturi e outros laboratórios dos Estados Unidos receberam ligações de observadores do eclipse preocupados, mas os problemas mais simples foram descartados ou solucionados por telefone.

Durante o eclipse, o presidente Donald Trump chegou a olhar rapidamente para o sol sem proteção. De acordo com a Nasa, os óculos especiais não podem ser substituídos pelos normais ou por filmes antigos de fotografia.

Segundo o “USA Today”, alguns pacientes entraram em contato com a Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana porque perceberam que olharam para o sol quando estava coberto por uma nuvem. O diretor do departamento de oftalmologia, Louis Cantor, respondeu que isso também poderia ter causado danos aos olhos.

Fonte: G1

você pode gostar também
Comentários
Carregando...