O Que é Esteroide Anabolizante e Como Funciona

0

Os esteroides anabolizantes são substâncias polêmicas, ao mesmo tempo consideradas milagrosas e perigosas. De fato, essas substâncias podem fornecer resultados extraordinários no desenvolvimento do corpo, motivo pelo qual são utilizadas no tratamento de vários distúrbios desse domínio. Entretanto, os efeitos colaterais são tão numerosos e tão severos que o uso dos esteroides anabolizantes por pessoas que não precisam deles certamente não é recomendável.

O que é Esteroide Anabolizante?

Os esteroides anabolizantes, criados na década de 1930, são substâncias que provocam no corpo humano efeitos semelhantes à testosterona. Nesse sentido, eles aumentam a concentração de proteína nas células, sendo de grande ajuda para o crescimento da massa muscular, sobretudo nos músculos esqueléticos.

Além disso, os esteroides anabolizantes, tanto quanto a testosterona, são capazes de produzir efeitos virilizantes nos corpos de homens e mulheres. Dessa forma, observa-se o crescimento de pêlos em todo o corpo, bem como o crescimento das cordas vocais, que faz com que a voz se torne mais grave.

Como Funciona um Esteroide Anabolizante?

Os esteroides anabolizantes funcionam penetrando no núcleo das células, onde provocam alterações na expressão dos genes, isto é, nos mecanismos metabólicos determinados pelo DNA. Essas alterações se dão na direção das alterações normalmente provocadas pela testosterona, de modo que os esteroides anabolizantes aumentam, por exemplo, a síntese proteica.

O aumento da síntese de proteínas favorece diretamente o crescimento muscular, da mesma forma que a testosterona. Esse crescimento, nesse caso, concentra-se nos músculos da parte superior do corpo. Além disso, os esteroides anabolizantes são capazes de bloquear os efeitos do cortisol no tecido muscular. Já que esse hormônio é responsável por estimular o corpo a consumir os músculos para produzir energia, os esteroides anabolizantes oferecem uma proteção extremamente significativa.

Nesse sentido, os esteroides anabolizantes fazem jus ao seu nome, favorecendo o anabolismo, isto é, a síntese de moléculas complexas consumindo energia, e dificultando os processos de catabolismo, isto é, o consumo de moléculas complexas para a produção de energia.

Mais além, os esteróides anabolizantes também possuem o efeito de reduzir os níveis de gordura corporal. Ao aumentar a taxa metabólica basal, isto é, o mínimo de energia que o corpo gasta para manter as funções vitais, os esteroides anabolizantes facilitam muito a perda de gordura.

Usos do Esteroide Anabolizante

Agora que sabemos o que é esteroide anabolizante e como funciona no organismo, podemos ver que seus usos são, em geral, praticados quando se procuram efeitos semelhantes aos da testosterona, muitas vezes mesmo para substituir esse hormônio. É o caso do tratamento do hipogonadismo masculino, doença na qual os testículos atrofiados não são capazes de produzir a testosterona necessária para o bom funcionamento do corpo. Também é possível usar os esteroides anabolizantes como forma de reposição hormonal para idosos.

Há além disso o uso dos esteroides anabolizantes como forma de tratamento para a anemia e para a osteoporose, sobretudo depois de lesões ou depois de cirurgias, quando há a necessidade de uma imobilização prolongada.

Os esteroides anabolizantes são muitas vezes usados como tratamento para crianças com problemas no crescimento, como medicamento secundário relacionado à administração de hormônio do crescimento (GH). Ainda no que diz respeito ao desenvolvimento corporal, os esteroides anabolizantes são também usados para artificialmente dar início à puberdade, quando essa fase do desenvolvimento se atrasa demais.

Outros pacientes que se beneficiam dos esteroides anabolizantes são os que sofrem com a disforia de gênero, para os quais podem ser administrados a fim de promover o desenvolvimento de uma aparência com características mais masculinas.

Acima de tudo, porém, os esteroides anabolizantes são utilizados como estímulo para o ganho de massa muscular, bem como para o aumento da força e da resistência. Esse uso, porém, é amplamente criticado por profissionais da saúde, já que os benefícios extraordinários são acompanhados de uma enorme lista de efeitos colaterais.

Efeitos Colaterais dos Esteroides Anabolizantes

Os efeitos colaterais dos esteroides anabolizantes são extremamente numerosos. Muitos deles provocam danos severos e irreversíveis, de modo que, sabendo o que é esteroide anabolizante e topas essas consequências, deve-se desmotivar o uso desnecessário dessas substâncias.

Dentre os efeitos colaterais mais conhecidos estão as influências sobre as características tipicamente masculinas, que se manifestam de modo diferente em homens e mulheres. Para os homens, há o perigo da atrofia dos testículos, que perdem sua capacidade de produzir a quantidade necessária de testosterona. Consequentemente, a infertilidade masculina é um efeito colateral dos esteroides anabolizantes.

A ginecomastia, isto é, o desenvolvimento das mamas nos homens, é também muito frequente. Nas mulheres, porém, as mamas sofrem com a atrofia, podendo diminuir consideravelmente. Nelas, a virilização ocorre de modo potencialmente irreversível, com hipertrofia do clitóris, crescimento de pelos na face e alterações na voz, que se torna mais grave. Ambos os sexos, porém, são afetados por um aumento na libido.

O perigo de doenças cardiovasculares também é aumentado significativamente pelo uso de esteroides. Para esse aumento colaboram a influência dos mesmos sobre a pressão arterial, que aumenta significativamente, e sobre os níveis de colesterol, nos quais a quantidade de colesterol LDL (o colesterol “mau”) aumenta e a de colesterol HDL (o colesterol “bom”) diminui. Especialmente dramática é, porém, uma possível alteração na estrutura do coração, sobretudo no ventrículo esquerdo, a qual pode gerar todo tipo de mau funcionamento.

Outros efeitos observados são o encerramento prematuro da fase de crescimento nos usuários jovens, como consequência do desequilíbrio hormonal que afeta também os usuários adultos. Verifica-se uma ocorrência significativamente maior de doenças dos rins e do fígado, além de uma consequência esteticamente desagradável em virtude do aumento da acne.

Acredita-se ainda que os esteroides anabolizantes provocam alterações no humor, sobretudo na agressividade. Esse é, porém, um dos pontos mais polêmicos, sobre o qual ainda não há consenso científico.

Uso e Abuso do Esteroide Anabolizante

Os esteroides anabolizantes são utilizados por diversas vias. A aplicação oral se soma às formas mais diretas de aplicação em forma injetável ou às aplicações na pele em forma de gel ou creme. O uso deve ser sempre determinado por indicação médica, com uma dosagem precisamente determinada e normalmente pequena.

Sabendo o que é esteroide anabolizante e suas consequências, seu por decisão própria e para fins estéticos é em geral um abuso que vem a prejudicar severamente a saúde, frequentemente de modo irreversível. Nesses casos, as dosagens usadas são em geral muito maiores que as prescritas pelos médicos, provocando resultados mais rápidos e intensos, mas também efeitos colaterais mais severos.

Permissão e Proibição dos usos de Esteroide Anabolizante

Os esteroides anabolizantes são proibidos pelas leis dos corpos governamentais de vários esportes, inclusive pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Não são raras, entretanto, as notícias de atletas punidos pelo uso das substâncias proibidas, que sempre provocam discussões polêmicas.

No Brasil, a compra e a venda de esteroides anabolizantes só são permitidas com a apresentação de receita médica, que deve ser retida pelo farmacêutico. Nesse sentido, os esteroides anabolizantes são tratados pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) como medicamentos controlados.

Fonte: Mundo Boa Forma

você pode gostar também
Comentários
Carregando...