Guaraná

Nome científico: Paullinia cupana Kunth

Planta trepadeira da família das sapindaceae com ramos lenhosos e flexíveis de 4 a 8 metros de comprimento, com casca escura. Folhas compostas.
As flores são brancas formadas em cachos longos, de até 25 centímetros de comprimento, e contêm flores masculinas e femininas, separadas, na mesma inflorescência. Frutos ao longo do caule. Frutos vermelhos, que quando estão maduros, entreabrem-se mostrando as sementes pretas com um arilo branco, fazendo lembrar os olhos de alguém.
Frutificação de outubro a dezembro.

O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao género a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli.

Também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. Arbusto trepador que pode atingir até 10m de comprimento em estado nativo e tem aspecto mais arbustivo quando cultivado. Caule sannentoso, perene, sempre verde, que não prejudica a planta na qual se apoia. Folhas compostas, grandes, com gavinhas, com 5 fololios oval-Lanceolados. Coriáceas, Flores pequenas, brancas, em cachos como as G da videira, unissexuadas e perfumadas. Os frutos são cápsulas deiscentes da cor vermelho alaranjada mostrando uma semente marrom-escura envolta em arilo branco. Cada fruto produz até 9 sementes, mas só uma se desenvolve. Propaga-se por sementes e estaquia em regiões tropicais. Devem ser colhidos antes da maturação completa.

Partes utilizadas: Sementes torradas, peladas, pulverizadas e transformadas em pasta com água e depois secas para ao ralar se produzir o pó.

Habitat: É nativo da Amazônia brasileira – da região ocidental do rio Tapajós até a bacia do Madeira, sua cultura foi introduzida com finalidades comerciais em outras florestas tropicais.

Origem: Brasil, floresta amazônica. O guaranazeiro é um arbusto suberecto ou escandente com copa que varia de 9 a 12 m².
Possui duas variedades: Paullinia cupana h. b. k. típica, encontrada nas bacias fluviais do alto orenoco e alto rio negro e a paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Duck, encontrada nos municípios de Maués, Parintins, recentemente introduzida em outros municípios.
Contém saponina, taninos e alcaloides.

Guaraná Informação Nutricional  Para 100g:
Energia Kcal    374Kcal
Proteína         16,46g
Lipídeos          2,76g
Carboidratos 70,98g

Tabela Nutricional do Guaraná refrigerante
Quantidade                                    100 gramas
Água                                                 90,0%
Calorias                                             39Kcal
Proteína                                            0,0g
Carboidratos                                    10g
Fibra Alimentar                                 n/a
Colesterol                                          n/a
Lipídios                                              0,0g
Ácido Graxo Saturado                      *
Ácido Graxo Mono insaturado        *
Ácido Graxo Poli insaturado           *
Cálcio                                                   1mg
Fósforo                                               –
Ferro                                                   –
Potássio                                             1mg
Sódio  9mg
Vitamina B1                                      *
Vitamina b2                                      *
Vitamina B6                                      *
Vitamina B3                                      *