Figo da India

Nome científico: Opuntia fícus-indica
Família: Cactáceas
Nome comum: cacto, figo-da-índia;
Origem: México

Característica da Planta
É uma planta perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novos, e na maioria das variedades tem espinho. As flores são emitidas na borda das “folhas” em número variável e ficam abertas por um curto período. Elas são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e são auto compatíveis. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias após o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelho-escuras. As condições favoráveis ao seu bom desenvolvimento são: clima ameno a quente e solos bem drenados, pois não tolera solos encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagação pode ser feita através de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule.
Produção e produtividade: a produção inicia-se 2 a 3 anos após o plantio em campo, quando as mudas são preparadas a partir de caule, e 5 anos, quando de sementes. As mudas a partir do caule bastam pegar uma folha e enterrar metade dela na terra, deixando a parte arredondada de fora, elas pegam facilmente. Plantio: Com sementes, demora cinco anos ou mais para produzir; em pedaços das folhas, o tempo da colheita cai para três anos.

Características: Depois da florada, leva 120 dias para amadurecer, quando a casca passa da cor verde para laranja e vermelha.

Dicas: É necessário o uso de luvas porque a casca tem espinhos quase invisíveis, ou utilize uma concha.

Uso: Rica em vitaminas A e C e cálcio, é ideal para sucos e geleias.

Tabela Nutricional do Figo da Índia

Quantidade    100 gramas
Calorias          34,0g
Carboidratos 7,1g
Proteínas        0,5g
Lipídeos          0,0g
Ferro               17,0mg
Sódio             0,0mg
Fibras             0,3g