Feijoa

Nome Científico: Acca sellowiana (Berg) Burr.
Família Botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil e Uruguai.
Fruto: Redondo ou oval com uma casca verde, rugosa. A polpa é clara e com um delicado sabor doce/ácido e com um aroma penetrante. Características Gerais: O fruto que é colocado no comércio está sempre pronto para ser consumido, porque é colhido maduro.
Características da planta: Arbusto de 4 m de altura com tronco ramificado desde a base, copa densa. Folhas de coloração verde-oliva. Flores com pétalas brancas externamente e purpúreas no interior.

Fruto: Forma ovoide, casca espessa e dura, de coloração verde-clara quando maduro. Polpa amarela de sabor semelhante ao do araçá, que envolve de 20 a 30 sementes. Surge de janeiro a março. A feijoa é uma fruta originária da América do Sul – sudeste do Brasil , Paraguai e Uruguai – e do norte da Argentina, sua família botânica é a Myrtaceae, ela pertence à família das goiabas, ela também é conhecida como goiaba baby. A feijoa tem um formato oval, com uma casca verde rugosa. A polpa é clara e gelatinosa de cor creme, com um delicado sabor doce, tem um aroma penetrante que lembra o do abacaxi.
Seu nome foi dado em homenagem ao botânico brasileiro, João da Silva Feijo. A feijoa é uma fruta rica em calorias e vitaminas A, C e E. A feijoa contém um regenerador conhecido como Alfa 3, que contribui para a oxigenação das células e do sangue. Na culinária a feijoa pode ser utilizada no preparo de sobremesas, sorvetes, sucos, saladas, coquetéis e em diversos tipos de doces.

É um arbusto que atinge de 1 a 7 metros de altura, cujo tronco apresenta ramos desde a base e entra em produção a partir do quarto ano. Os frutos amadurecem no outono sendo de coloração verde, e de forma ovoide. Tem um sabor agradável, aromático e doce. A polpa espessa é muito aromática podendo ser consumida ao natural ou em forma de compotas. É muito rica em iodo e folatos, que combatem a anemia.

Tabela Nutricional da Feijoa

Quantidade     100 gramas
Calorias               49Kcal
Carboidratos      10g
Proteínas             1g