Cereja

Nome Científico: Prunus avium L. (cereja doce) e Prunus cerasus L. (cereja ácida).
Família: Rosaceae

A cereja é uma fruta pequena, redonda e comumente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas), muito apreciada na Europa.
É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Pode ser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas.
É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose. No Brasil, há apenas plantações experimentais e, comumente, a cereja é vendida somente durante a época de Natal.

cereja pode ser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o kirsch, o cherry e o marasquino.
Contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. Quando consumida fresca, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, podendo provocar problemas estomacais, não é aconselhavel consumir mais de 200 ou 300 g da fruta por dia.

Tabela Nutricional da Cereja

Quantidade             100 gramas
Calorias                      63 Kcal
Proteínas                    0.9g
Lipídios                       0.4g
Glicídios                     13.7g
Fibras                          0.3g
Vitamina A                 208 UI
Vitamina B1               32 ug
Vitamina B2               42 ug
Vitamina B3               0.4 mg
Vitamina C                 1 mg
Cálcio                           16 mg
Ferro                           0.6 mg
Fósforo                       20 mg