Baru

Nome Científico: Dipteryx alata
Família: Leguminosae-Mimosoideae

Árvore de grande porte, com um fruto peculiar. Sua castanha é comestível, e a polpa é procurada pela fauna, inclusive o gado. O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea.

Nomes populares
Baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.

Características
A árvore, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente
Folhas compostas por 6 a 12 folíolos, glabras, de coloração verde intensa.
Flores pequenas, de coloração esverdeada que surgem de outubro a janeiro. Floresce de outubro a janeiro.
O fruto é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível, que amadurece de setembro a outubro.
As sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção. Animais silvestres e o gado consomem a polpa aromática do fruto, assim como seres humanos, in natura ou como geleia.

O baru é nativo da vegetação do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica para o cerrado (na floresta latifoliada semidecidual). Ocorre nos estados de Minas Gerais (Triângulo Mineiro), São Paulo (norte do estado), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A árvore é perenifólia, heliófita, de terrenos secos. Sua dispersão é irregular. Nativo do cerrado brasileiro vem despertando a curiosidade das pessoas e dos chefs de cozinha, o baru ou castanha de baru é um fruto muito interessante e pouco conhecido. Ele também é chamado de cambaru, cumaru, barujó, castanha de ferro etc. O fruto do baru apresenta coloração marrom e costuma ser coletado assim que cai, ou diretamente da árvore quando está quase maduro.

A polpa do baru possui um sabor muito doce e de tonalidade marrom. É consumida in natura, ou como geleia, doce, licor etc. A amêndoa do baru possui um gosto muito parecido com o do amendoim, é usado em diversos pratos na culinária e também em pães e aperitivos.
Contém: calorias, glicídios e proteínas.

Tabela Nutricional da Baru

Quantidade                        100 gramas
Calorias                                  502,0Kcal
Proteína                                 23,90g
Carboidrato                           15,80g
Gorduras Totais                    38,02
Gorduras insaturadas           31,02
Cálcio                                        1,40mg
Fósforo                                   3,58mg
Ferro                                      4,24mg
Potássio                                 8,27mg
Cobre                                       1,45mg
Manganês                              4,90mg