Acerola

Nome científico: Malpighia punicifolia L.
Família: Malpighiaceae
Nomes populares: Acerola, cereja das Antilhas
Nome em inglês: Barbados Cherry.

Originária do mar da Antilhas, América Central, a acerola (ou cereja-das-antilhas) é um arbusto que atinge entre 2m e 3m de altura, que apresenta copa densa. A aceroleira é uma planta de clima tropical, que se adapta bem em regiões de clima subtropical. Temperaturas entre 15ºC e 32ºC, com médias anuais em torno de 26ºC, são as mais favoráveis. Para que a mesma cresça e produza bem, também é fundamental uma adequada disponibilidade de água no solo. Precipitações entre 1200mm e 2000mm, bem distribuídas ao longo do ano, são consideradas ideais. Além disso, a planta é exigente quanto à insolação, que influencia bastante a produção de vitamina C. Rica em vitamina A, B1, B2, fonte de Vitamina C, rica em cálcio, fósforo e ferro.
O consumo de apenas 3 unidade da fruta são suficientes para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto.
Por suas características é muito recomendado no combate a gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria.
Pode ser consumido ao natural ou na forma de suco, sorvete, doce, geleia, compota.

Tabela Nutricional da Acerola

Quantidade                                   100 gramas
Água                                                   90,5%
Calorias                                              33Kcal
Proteína                                             0,9g
Carboidrato                                       8,0g
Fibra Alimentar                                 1,5g
Colesterol                                          n/a
Lipídios                                              0,2g
Ácido Graxo Saturado                      n/a
Ácido Graxo Mono insaturado        n/a
Ácido Graxo Poli insaturado           n/a
Cálcio                                                  13mg
Fósforo                                              9mg
Ferro                                                  0,2mg
Potássio                                             165mg
Sódio                                                  –
Vitamina B1                                       –
Vitamina B2                                       0,04mg
Vitamina B6                                       –
Vitamina B3                                       1,38mg
Vitamina C                                         941,4mg

Benefícios da Acerola

Acerola Reduz o Açúcar no Sangue: A Acerola pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, de acordo com um estudo de 2006 de Biociências, Biotecnologia e Bioquímica. Em testes com ratos, os cientistas demonstraram que os antioxidantes extraídos de acerola pode ajudar a suprimir o transporte de açúcar no sangue ao longo dos intestinos.

Estresse Oxidativo: Em um estudo de laboratório publicado em 2011, os pesquisadores descobriram que o extrato da acerola pode lutar contra o estresse oxidativo (um processo relacionado com o envelhecimento associado a uma série de doenças graves).

Benefícios da Acerola na Prevenção do Câncer de Pulmão: A Acerola aumenta a proteção contra o câncer de pulmão, segundo um estudo de 2002. Além disso, Testes em camundongos revelaram que o extrato de acerola ajudou a regular o crescimento de células anormais para retardar a propagação do câncer de pulmão.

Acerola é uma excelente Fonte de Vitamina C: A acerola é uma fonte de Vitamina C, sob a forma natural de ácido ascórbico, A Vitamina C é um nutriente essencial, desempenhando um papel importante na saúde do sistema imunológico. Além disso,  ela também é importante para a síntese do colagênio, um componente estrutural de vasos da pele, ossos e sangue, assim como a síntese dos produtos químicos do cérebro envolvidas na regulação do humor.

Acerola é uma excelente Fonte de Vitamina A: A vitamina A é um nutriente importante encontrada na acerola. A vitamina A desempenha um papel importante na saúde dos olhos, o crescimento normal e desenvolvimento em curso, a produção de células vermelhas do sangue e no fortalecimento do sistema imunológico.

Acerola é Rica em Vitaminas do Complexo B: A  acerola  possuir micronutrientes, tais como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Usos da Acerola: Acerola é apontado como um remédio natural para uma série de condições de saúde, incluindo:

  • alergias.
  • aterosclerose.
  • cavidades.
  • o resfriado comum.
  • depressão.
  • diabetes.
  • inflamação.

Além disso, alguns estudos provaram que Acerola pode estimular a produção de colágeno, a melhorar no desempenho esportivo e o retarda processo de envelhecimento.