Abacaxi

Nome científico: Ananas Comosus L. Merril
Família: Bromeliaceae
Nomes populares:
Abacaxi, Ananás
Nome em inglês:
Pineapple
Origem:
Continente Americano (Brasil e Paraguai)

Fruta típica de países tropicais. É composto por betacaroteno, vitaminas A, B1, C e D potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e celulose. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes. Refrescante, ajuda a evitar a desidratação. Rico em fibras está indicado no tratamento da prisão de ventre e das vias urinárias.
Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
Rico em vitamina C, apresenta quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro, magnésio;
Pode provocar reações alérgicas (dermatite) em indivíduos sensíveis à bromelina, enzima encontrada em seu sumo.
Pode ser utilizado como opção de lanche ou sobremesas e ainda pode acompanhar preparações como assados, grelhados, frutos do mar, presunto, frango e outras carnes;
Uma porção de abacaxi (1 xícara com pedaços frescos) apresenta cerca de 75 calorias e 25 mg de vitamina C (40% das necessidades diárias de um adulto);
A enzima bromelina presente no abacaxi é semelhante à dos mamões que dissolve as proteínas, sendo portanto um amaciador natural de carne vermelha ou aves;
Melhor período de compra é o mês de DEZEMBRO, porém sua época vai de setembro a janeiro.

Tabela Nutricional do Abacaxi

Quantidade                                    100 gramas
Água                                                   86,3%
Calorias                                              48Kcal
Proteína                                             0,9g
Carboidrato                                      12,3g
Fibra Alimentar                                 1,0g
Colesterol                                             n/a
Lipídios                                               0,1g
Ácido Graxo Saturado                       n/a
Ácido Graxo Mono insaturado        n/a
Ácido Graxo Poli insaturado            n/a
Cálcio                                                   22mg
Fósforo                                                13mg
Ferro                                                   0,3mg
Potássio                                              131mg
Sódio                                                   –
Vitamina B1                                       0,17mg
Vitamina B2                                      0,02mg
Vitamina B6                                      –
Vitamina B3                                       *
Vitamina C                                          *

Benefícios do Abacaxi

Benefício do Abacaxi Para Digestão: O Abacaxi como mencionado anteriormente, são ricos em Vitamina C. Isso ajuda na geração de sucos digestivos que irá desintegrando as partículas dos alimentos. A bromelaína é um tipo de enzima presente no Abacaxi que ajuda a quebrar as partículas de proteína. Eles são conhecidos por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evitar a acidez no estômago. É aconselhável comer Abacaxi quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável e flatulência, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos.

Abacaxi Prevenir Resfriado, Tosse e Gripe: Devido a sua grande Quantidade de Vitamina C, O Abacaxi torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. A Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Abacaxi, juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta.

Abacaxi Fortalece os ossos: O Abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Ele também contém Vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias. O teor de Cálcio também é bastante adequado no Abacaxi. Tiamina e biotina presente no Abacaxi também são úteis para fazer os ossos mais fortes.

Benefício do Abacaxi para Coração: O Abacaxi devem ser consumido por pacientes que têm doenças relacionadas com o coração. A bromelaína é uma enzima presente no Abacaxi que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na fácil circulação do sangue através do corpo evitando traços de coração e ataques cardíacos.

Abacaxi protege contra a Degeneração Macular: O Abacaxi contém beta-caroteno, que ajuda as retinas dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

OUTROS BENEFÍCIOS DO ABACAXI PARA SAÚDE

  • A Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias e, assim, ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações.
  • As doenças de pele, como o acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias.
  • A imunidade pode ser aumentada com o consumo do Abacaxi, por ser uma boa fonte de Vitamina C, que irá ajuda na luta contra várias doenças microbianas.
  • Os Minerais como o potássio ajuda a controlar a pressão arterial e freqüência cardíaca.
  • O Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante como um co-fator na síntese de células vermelhas do sangue.
  • O Abacaxi tem propriedades antioxidantes, devido à presença de vitamina A e mostrou-se ser eficaz em proteger contra o cancro do pulmão e oral.