Florais de Bach: a Terapia Floral

0

Os florais de Bach são uma excelente terapia para tratar desequilíbrios emocionais. Criados nos anos 30 por um médico inglês, cada um dos 38 florais é específico para tratar uma emoção específica.

Com o stress do dia a dia, cada vez é mais comum que cada pessoa sofra de alguns desequilíbrios a nível emocional.

Naturalmente, cada pessoa lida com essas alterações à sua maneira e as mesmas manifestam-se de forma diferente de caso para caso.

No fim, o importante é que cada pessoa encontre a terapia que mais se adequa ao seu caso. E são várias as terapitas alternativas à medicina convencional que auxiliam na reposição e reequilíbrio das energias.

O que são e qual sua origem?

Criados por Edward Bach, bacteriologista e influente pesquisador, os florais de Bach são formados por um conjunto de 38 essências de plantas e flores que nos permitem gerir alguns desequílibrios e pressões emocionais que possamos sentir no nosso dia a dia.

Cada floral, ou cada essência, é adequado a uma emoção em específico e os florais podem ser tomados individualmente ou em conjunto, consoante o caso específico que se esteja a tratar. São cada vez mais os médicos que concordam que só coneguimos ter um corpo saudável se a nossa mente estiver igualmente saudável e equilibrada.

É aqui que os florais de Bach exercem a sua influência. Permitindo tratar desequilíbrios emocionais e controlar melhor as emoções, os florais de Bach contribuem para uma mente sã e, consequentemente, para um corpo são também.

Edward Bach identificou 7 grupos emocionais gerais e 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um dos estados. Foi em Mount Vernon, onde atualmente se encontra o The Bach Centre, que Edward Bach concluiu as suas pesquisas.

Atualmente, os responsáveis pelo The Bach Centre continuam a produção de tinturas mãe, que é o primeiro passo para a elaboração dos florais de Bach. Em muitos casos, continuam a usar os mesmo locais inicialmente indicados pelo Dr. Bach.

Como escolher o mais adequado?

Antes de comprar qualquer essência floral, garanta que está a adquirir uma essência original. Os florais de Bach são originais têm a assinatura de Bach e são poduzidos no The Bach Center em Mount Vernon. Só com esta indicação, saberá que está a comprar os florais originais.

Para escolher o florar adequado a cada condição, tem de haver inicialmente um excelente conhecimento próprio. Só reconhecendo exatamente como está a sentir-se é que vai conseguir selecionar o floral de Bach adequado.

No entanto, nem sempre é fácil, cada um reconhecer onde está o problema, admitir que não estamos a sentir-nos bem ou admitir fraqueza. É, por isso, muito importante dar este primeiro passo de reconhecimento que se precisa de ajuda e saber identificar exatamente a área em desequilíbrio.

Os 38 Florais por emoção negativa

De acordo com o The Bach Centre, de Agrimony a Willow, os florais tratam as seguintes emoções negativas:

Agrimony – tortura mental escondida atrás de um rosto alegre
Aspen – medo de coisas desconhecidas
Beech – intolerância
Centaury – dificuldade em dizer não
Cerato – falta de confiança nas suas próprias decisões
Cherry Plum – medo de perder o controlo
Chestnut Bud – incapacidade de aprender com os próprios erros
Chicory – egoísmo e possessividade
Clematis – sonhar com o futuro sem trabalhar no presente
Crab Apple – remédio para limpeza e para o sentimento de auto-rejeição por desagrado
Elm – sensação de sobrecarga por excesso de responsabilidade
Gentian – desânimo à primeira contrariedade ou depois de uma contrariedade
Gorse – desespero
Heather – excesso de preocupação por si mesmo, personalidade egoísta
Holly – ódio, inveja e ciúme
Honeysuckle – viver no passado
Hornbeam – sentimento de cansaço só de pensar em fazer algo
Impatiens – impaciência
Larch – falta de confiança
Mimulus – medo de coisas conhecidas e timidez
Mustard – tristeza profunda e sem motivo aparente
Oak – para a pessoa impassível e persistente que avança e aguenta além do limite das suas capacidades
Olive – exaustão após esforço mental ou físico
Pine – culpa
Red Chestnut – excesso de preocupação pelo bem estar de seus seres queridos
Rock Rose – terror e medo paralisante
Rock Water – auto negação e repressão por rigidez
Scleranthus – dificuldade de decisão perante várias possibilidades
Star of Bethlehem – choque
Sweet Chestnut – angústia mental extrema, quando todas as hipóteses parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel
Vervain – excesso de entusiasmo
Vine – excesso de autoridade, despotismo
Walnut – proteção de influências indesejadas e em caso de mudança
Water Violet – para equilibrar personalidades reservadas e distantes
White Chestnut – pensamentos indesejados e incontroláveis, conflitos mentais
Wild Oat – dúvidas sobre que direção tomar na vida
Wild Rose – sensação de andar à deriva, apático e resignado
Willow – auto comiseração e ressentimento

Como tomar?

Os florais de Bach podem ser utilizados por todos os membros da família desde os mais pequenos e pode até usá-los em plantas e animais, pois são produtos totalmente naturais.

Para administrar os florais de Bach, deve diluir 2 gotas da essência adequada ao problema emocional num copo de água e beber em pequenos goles. Pode tomar as vezes necessárias.

As 2 gotas de florais de Bach podem ainda ser administradas diretamente na língua ou pode ainda passa-los nos lábios, atrás das orelhas, nos pulsos ou têmporas. Pode repetir as vezes que considere necessárias.

No entanto, se sentir dificuldade em perceber qual o floral adequado à sua condição ou mesmo por precaução, pode sempre entrar em contacto com um terapeuta com experiência em florais de Bach para aconselhamento.

Fonte: Vida Ativa

você pode gostar também
Comentários
Carregando...