Como Fazer Óleo de Menta para Melhorar a Saúde
Óleo de menta, você sabe todos os benefícios que este simples remédio traz? É maravilhoso, pois dispõe de múltiplas aplicações tanto para a beleza quanto para a saúde. Dor de cabeça, inflamações, trata-se de uma fórmula natural tão antiga e saudável que merece um lugar em nossa casa.
Mostraremos como você pode preparar o óleo em casa do modo mais simples possível. Você ficará maravilhado e será de grande ajuda!
Quais os benefícios do óleo de menta?
1. Aplicações do óleo de menta na cosmética
- É perfeito para regular a produção de acne e gordura. Umedecido em um algodão pode ajudar a melhorar o aspecto da pele, caso você tenha, por exemplo, marcas de acne.
- Um bom tonificante. Perfeito para realizar massagens nas zonas com celulite.
- Ideal para fazer massagens nas pernas, caso você esteja cansado ou com varizes.
- Regula a retenção de líquidos.
- Pode servir para eliminar a caspa. Com o cabelo úmido, faça uma pequena massagem, deixe atuar por um tempo e depois enxague com água morna e lave com normalidade.
- Pode atuar como um excelente desodorante.
- É um repelente adequado para piolhos em crianças. Muito efetivo!
2. Aplicações do óleo de menta para a saúde
- Alivia a dor de cabeça. Aplicado em uma compressa fria, consegue reduzir a incidência das cefaleias tensionais.
- Também pode ser de ajuda para as enxaquecas.
- Alivia as inflamações.
- Serve de analgésico, por exemplo, para pancadas.
- Ideal para tratar queimaduras leves.
- Baixa a febre e estimula a transpiração.
- O óleo de menta tem como principal propriedade o fato de ser ideal para reduzir as dores musculares e inclusive problemas de reumatismo.
- Você costuma chegar em casa com dores nos pés? Nota-os inchados, inflamados e cansados? Então nada melhor do que uma bacia de água quente com 10 gotas de óleo de menta.
- O óleo de menta é um remédio básico para todos os problemas relacionados com o aparelho respiratório (bronquite, rouquidão, gripes e resfriados). Faça vaporizações ou massagens no peito.
- Ideal para picadas de insetos.
- Alivia a tensão pré-menstrual. Você pode fazer massagens no ventre ou aplicar um pano úmido com óleo de menta.
- Serve como um eficaz refrescante em queimaduras de sol.
- Outra de suas propriedades é a de estimular o sistema nervoso e combater a fadiga mental.
- Aumenta a vitalidade se, por exemplo, você pingar algumas gotinhas em seu quarto como se fosse um ambientador.
Como posso fazer o óleo de menta em casa?
Ingredientes
- 350 g de menta fresca (Menta piperita).
- 200 ml de óleo base. Você pode escolher entre o óleo de amêndoas ou o azeite de oliva.
- Um frasco de cristal escuro de 250 ml.
Modo de preparo
1- Primeiramente conseguir a Menta piperita. Caso você tenha suas próprias plantas em casa, perfeito, mas pode comprá-la também. Lave bem as plantas com água fresca, folha por folha, para se livrar de qualquer impureza. Lembre-se de que será uma aplicação direta sobre a pele, logo deve estar bem limpa.
2- Triture as folhas de menta. Utilize um maço de madeira ou uma colher. Faça com força, já que deste modo as folhas ficarão reduzidas e obrigamos a planta a soltar o suco. O cheiro exalado é excelente.
3- Pegue uma panela pequena e verta 200 ml do óleo base. O fogo deve estar baixo. Adicione a menta triturada, mexa e vá destilando a fogo baixo. Tampe a panela para que a essência natural da menta não escape. Deixe destilando por meia hora, sempre no fogo mínimo.
4- Depois de meia hora, apague o fogo e deixe repousar. Pegue um bom coador e verta o óleo de menta na garrafa de cristal escura, livre já das folhas.
5- Deixe em um lugar fresco, protegido do sol.
6- Seguinte passo? Ter paciência. Você terá de esperar uns 10 dias para que o óleo de menta termine de desenvolver todas as suas propriedades. Para isso lembre-se de virar o frasco a cada doze horas, desse modo os elementos ficam mais integrados.
7- Adicionamos que muitas pessoas, ao invés de fazer o óleo de menta, elaboram o álcool de menta. O álcool de menta é mais efetivo para problemas musculares e reumáticos, também para curar feridas. Caso seja do seu interesse, o processo é simplesmente misturar as folhas de menta em uma garrafinha de álcool 95º. Ponha em um recipiente hermético e deixe repousar em um local escuro e fresco durante 15 a 20 dias. Passado este tempo, coe o conteúdo e fique somente com o álcool. É realmente muito medicinal e serve para aliviar dores musculares e reumáticas. Muito útil.
Fonte: Melhor com Saúde