Adoçantes: Neotame

0

O neotame é um derivado químico do aspartame e, a julgar pelos produtos químicos utilizados na sua fabricação, parece ser muito mais tóxico do que o aspartame, embora os proponentes a sua elevada toxicidade não é uma preocupação, porque leva muito pouco para obter o efeito desejado.

É o adoçante mais potente que existe, sendo 8 mil vezes mais que o açúcar comum. Foi desenvolvido pela empresa que produz aspartame desde a década de 1960. Assim como o aspartame, não tem gosto residual e o sabor se parece bastante com o do açúcar comum. A diferença é que o neotame pode ser aquecido e não se estraga tão facilmente quando o aspartame. Usado em escala industrial para o preparo de bebidas diet.

É servido em seu prato pela empresa Monsanto. Assim como o aspartame ocupa uma categoria chamada “exito-toxinas” e essa substância destrói os neurônios e provoca muitos outros transtornos. Você pode saber mais sobre essa toxina lendo “Exotoxinas: O Gosto que Mata”, pelo Dr. Russel Blaylock.

O neotame é de propriedade da companhia Monsanto e, provavelmente, é o resultado da relação amigável entre a Monsanto e a Food and Drugs Administration (FDA), que é o órgão que regula se os ingredientes a serem utilizados para o consumo humano são seguros.

Em 1988, Neotame da Monsanto solicitou a aprovação do FDA baseado na “mesma fórmula que o aspartame”, com a adição do 3-dimetil-butil, esta substância está na lista da maioria dos produtos químicos prejudiciais da “Agência de Proteção Ambiental”, (EPA). E apesar disso, o FDA diz que Neotame e Sucralose podem ser considerados seguros.

Não só é potencialmente mais devastador para a saúde do que o aspartame, mas foi também aprovado para utilização em uma vasta gama de produtos, incluindo produtos de forno, uma vez que é mais estável a altas temperaturas do que os outros edulcorantes.

O neotame é produzido pela combinação de aspartame com 3,3-dimetil-butil-aldeído, ao qual foi agregado para bloquear as enzimas que “rompem” a união entre o ácido aspártico e a fenilalanina que é um dos ácidos essenciais. Dessa forma reduz a disponibilidade de fenilalanina. A fenilalanina é um dos aminoácidos essenciais e vitais para a formação e saúde do cérebro e para a geração de importantes hormônios que regulam o metabolismo do corpo.

O aldeído 3,3-dimetil-butil é classificado como altamente inflamável e irritante e vem com advertências de alto risco, incluindo a irritação da pele, olhos e sistema respiratório.

Em outras palavras, a NutraSweet fabricante do neotame, incorporada a Monsanto, assegura que o neotame é perfeitamente seguro, mesmo utilizando uma substância que é altamente inflamável e irritante para a pele, olhos e sistema respiratório e que deve ser tratada com extremo cuidado.

Fonte: Saúde Dicas

você pode gostar também
Comentários
Carregando...