7 Benefícios do Suco de Pitanga – Como Fazer, Receitas e Dicas

0

A pitanga é uma fruta originária do Brasil, cuja árvore, a pitangueira, já foi levada para ser cultivada em outros lugares como as Antilhas, a América Central, a China, a Tunísia, a Flórida, a Califórnia e o Havaí.

Conhecida também como cereja brasileira, a pitanga pode ser utilizada em receitas com sorvetes, doces, geleias e licores. Entretanto, vamos falar abaixo sobre outro modo de consumir a fruta: o suco de pitanga, e conhecer alguns dos benefícios associados à versão natural da bebida.

 

7 benefícios do suco de pitanga 

1. Fonte de nutrientes

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), o suco de pitanga serve como fonte de importantes nutrientes para o nosso organismo, como carboidratos, proteínas, cálcio, manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B2 e vitamina C.

2. Efeito diurético

O suco de pitanga serve também como uma bebida diurética. Isso significa que ele estimula a eliminação de líquido do organismo por meio da urina.

Tal ação contribui com o combate ao inchaço que surge em decorrência da retenção hídrica no corpo. Só é aconselhável tomar cuidado para não consumir muitas bebidas diuréticas em excesso e acabar eliminando mais água do que deve do organismo, sofrendo assim com uma desidratação.

3. Ação antioxidante

A pitanga utilizada no preparo do suco é rica em antioxidantes, componentes que contribuem com a prevenção das doenças cardiovasculares, o combate a doenças inflamatórias como a artrite e a prevenção de doenças degenerativas como é o caso do câncer.

4. Auxílio ao tratamento da diarreia

A pitanga também é conhecida por ajudar a combater os sintomas da diarreia e de outras perturbações intestinais.

5. Amigo da dieta 

Você está procurando emagrecer? Então, o suco de pitanga pode fazer parte do cardápio das refeições da sua dieta. Isso porque a bebida preparada com 200 g da fruta carrega 100 calorias.

Além do valor não ser alto, o suco de pitanga carrega nutrientes importantes para o organismo, como já vimos aqui, o que o coloca em vantagem em relação a outras bebidas como sucos artificiais industrializados e refrigerantes.

É claro que para emagrecer é preciso que toda a alimentação seja saudável, controlada, nutritiva, equilibrada e não extrapole em calorias. Melhor ainda se isso vier acompanhado da prática frequente de exercícios físicos para estimular a queima de mais calorias.

6. Fonte de vitamina C

De acordo com a TACO, existem 24,9 mg de vitamina C em cada porção de 100 g de pitanga. O nutriente é importante para a absorção de ferro, age na manutenção dos vasos sanguíneos e tecidos, melhora a resistência contra infecções, ajuda no processo de cicatrização, contribui com o crescimento adequado dos ossos, produz colágeno e diminui a ação de componentes que trazem alergia.

7. Fonte de cálcio

Outro nutriente que podemos destacar na composição do suco de pitanga é o cálcio. O mineral é necessário para a formação e manutenção de ossos fortes o seu consumo é importante para prevenir a osteoporose, uma condição em que a massa e a força dos ossos é prejudicada, o que aumenta a propensão a fraturas.

Ele ainda atua no processo de coagulação, é responsável pela estabilização de proteínas e enzimas e age no funcionamento apropriado do coração, músculos e nervos. Conforme a TACO, 100 g de pitanga carregam 17,9 mg de cálcio. 

Como fazer – Receitas de suco de pitanga

1. Receita  de suco natural de pitanga 

Ingredientes:

  • 1 xícara de pitangas;
  • 2 copos de água gelada;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as pitangas e retirar o caroço;
  2. Levar a polpa da fruta ao liquidificador e bater juntamente como a água e o açúcar ou mel ou adoçante;
  3. Acrescentar o gelo e servir-se.

2. Receita de suco de pitanga com hortelã

Ingredientes:

  • 200 g de pitanga lavada e sem o caroço;
  • 100 ml de água;
  • Folhas de hortelã.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater bem e tomar o suco imediatamente, sem coar.

Os nutrientes dos sucos e das frutas 

Percebeu que falamos bastante aqui sobre os benefícios do suco de pitanga natural associados aos nutrientes encontrados na fruta? Pois bem, em relação aos nutrientes, até dá para trocar a fruta pela bebida.

Entretanto, quase sempre a fruta inteira e fresca apresenta um teor nutricional maior do que o suco da fruta, especialmente quando ela é submetida a um processamento extensivo para obter a bebida.

Além disso, há uma ressalva em relação às fibras, que têm a sua quantidade bastante diminuída durante o preparo do suco. A boa notícia é que dá para aumentar o teor de fibras da bebida ao acrescentar outros alimentos que sejam fontes do nutriente na receita, como é o caso da chia, da linhaça e da couve.

Fonte: Mundo Boa Forma

você pode gostar também
Comentários
Carregando...