13 Farinhas Low Carb

Farinhas com baixo teor de carboidrato e como fazer.

0

As dietas Low Carb, ou seja, com baixas quantidades de carboidrato, estão fazendo sucesso entre as pessoas que querem emagrecer sem precisar abrir mão daquele pãozinho no café da manhã ou do bolo no lanche da tarde, por exemplo. As farinhas Low Carb são muito nutritivas, e além de ajudar a emagrecer, oferecem vários benefícios à saúde, porque são ricas em fibras, não contém glúten e são muito mais saudáveis que as farinhas “brancas”.

No artigo de hoje vamos ensinar algumas receitas para você fazer as suas farinhas low carb em casa, sem gastar muito, e sem ter muito trabalho, e substituir as farinhas de trigo, de arroz, de aveia, de batata, de grão de bico e de rosca na hora de preparar alimentos.

É importante falar sobre as farinhas que não são low carb:
– Farinha de trigo, Farinha de rosca, Farinha de mandioca, Fécula de batata, Farinha de arroz e Farinha de aveia.

Confira abaixo as 13 Farinhas Low Carb

1) Farinhas Low Carb: Amêndoas

Minha favorita entre as farinhas low carb, a de amêndoas, é ótima para receitas que precisem de uma farinha mais úmida, como a de pão low carb, cupcakes salgados e doces ou de bolinhos em geral.

Tenho uma receita de torta salgada delícia em que uso essa farinha, olha ela aqui.

A farinha de amêndoas é também a farinha low carb mais cara, o preço do quilo varia mais ou menos entre R$ 60 e R$ 110.

Um saída para baratear é fazer em casa: mergulhe as amêndoas em água quente por uns 5 minutos e, quando tirar elas da água, esprema uma a uma para retirar a pele. Coloque elas em uma assadeira e leve ao forno baixo por cerca de 10 minutos.

Lembra só que as amêndoas devem ficar secas, não queimadas, hein! Quando ver que secaram, retire do forno e triture no processador ou liquidificador e pronto: você terá uma das farinhas low carb mais gostosas.

2) Farinhas Low Carb: Amendoim

O amendoim não é paleo porque é um legume, mas é low carb, gostoso e barato, então super rola um espaço na minha vida para ele.

Esses dias fiz um pão low carb com metade dessa farinha e metade da de amêndoas, ficou ótimo! Ela é maravilhosa pra receitas que você queira que tenham o gosto predominante do amendoim.

Dá para comprar já moída ou fazer em casa. Pra fazer a farinha, use o amendoim sem casca ou sal. Coloque a quantidade que queira em uma assadeira e leve ao forno alto por 10 minutos, retire do forno e triture no processador ou liquidificador até virar farinha e pronto!

3) Farinhas Low Carb: Nozes

Para quem quer uma receita com uma textura mais grossa e úmida, as nozes e nozes pecã são ótimas. Eu, pelo menos, adoro uma massinha mais fofinha e uso sempre esse tipo de farinha nas receitas.

Retire as nozes da casca e moa no liquidificador ou processador até se transformar em farinha. É possível usar este tipo de farinha tanto crua como assada (só retirando a umidade da noz, do mesmo jeito da farinha de amêndoas).

4) Farinhas Low Carb: Linhaça

Não é minha farinha favorita, não gosto do jeito que as receitas ficam com ela, mas gosto é gosto, né? Ela pode ser uma boa opção pra misturar com outras farinhas ao fazer pães low carb ou pra colocar no iogurte ou em frutas.

Para quem tem problemas com intestino preso no início da dieta, a linhaça é uma maneira de trazer mas fibras para amenizar o problema.

5) Farinhas Low Carb: Coco

É uma ótima opção pra sobremesas que necessitem de um ingrediente mais seco, a farinha de coco é fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais e armazéns.

Para fazer a farinha em casa, quebre o coco, retire a amêndoa dele (parte branquinha) pra moer no processador ou liquidificador.

Após isso, coloque água quente (não fervendo, só quente) nesse coco triturado (cada xícara de coco moído equivale a 3/4 de xícara de água quente) e deixe descansar por 20 minutos.

Derrame a mistura sobre um pano e o torça. Se você achar que não vai ter força pra torcer o pano, coloque ele sobre um coador e espere todo o líquido sair (demora cerca de 5 horas pra secar).

Espalhe a mistura que ficar em uma assadeira e leve ao forno baixo até ficar amarelado (vá mexendo o coco triturado de vez em quando para secar de todos os lados).

Depois é só levar a mistura seca para o liquidificador mais algumas vezes, até ficar só o pó mesmo e voilà: temos farinha de coco!

6) Farinhas Low Carb: Coco seco ralado

Eu não faço a farinha de coco em casa e nem gosto da comprada.

Mas tem uma opção que gosto muito é do coco seco ralado, que dá para comprar em pacotinho no supermercado, sem açúcar. Fica muito bom para um bolinho de caneca, muito melhor do que a farinha de coco.

7) Farinhas Low Carb: Castanha do pará ou de caju

Assim como a farinha de coco, o melhor é fazer o leite vegetal das castanhas do pará ou caju e com o que restar ao escorrer fazer a farinha.

No caso das castanhas do pará e caju, deixe o quanto for usar pra farinha de molho por 12 horas, depois escorra a água e bata as castanhas no liquidificador com água (para cada xícara de castanhas, use 4 de água).

Em um pano, você escorre o que foi triturado até sobrar apenas o que será usado na farinha.

Aí é só colocar essa “papinha” que fica do leite vegetal numa assadeira e deixar em forno baixo por, no máximo, 4 horas.

Pra deixar a textura das castanhas como a de farinha, triture o que ficar no forno no liquidificador. São duas das farinhas que mais gosto de usar depois da de amêndoas.

8) Farinhas Low Carb: Semente de abóbora

A farinha de abóbora é uma boa opção na hora de fazer bolos, biscoitos, tortas ou simplesmente complementar um smoothie de frutas.

Super simples de fazer: deixe as sementes da abóbora de molho por algumas horas, escorra a água e pode levar elas pro forno até que fiquem douradas. Depois, triture elas em um processador ou liquidificador até virarem farinha.

9) Farinhas Low Carb: Semente de girassol

Compre as sementes já descascadas ou, caso só encontre com casca, bata por alguns segundos elas no processador ou liquidificador e coloque em um recipiente com água fria para as cascas sairem e você ficar apenas com as sementes.

Escorra a água, retirando as cascas e, depois, deixe elas secando numa assadeira. Depois pode moer no processador ou liquidificador pra fazer a farinha.

10) Farinhas Low Carb: Banana verde

A banana ideal para fazer essa farinha é a banana prata verde, mas pode ser feita com outros tipos de banana também.

Muita gente procura a farinha de banana verde para fazer suplementação com amido resistente, porém nesse caso não é possível usar a farinha de banana verde em receitas, já que passando por temperatura alta ela passa a ser amido comum. O mesmo vale para a biomassa.

Pra produzir ela, mergulhe a quantidade de bananas que você for usar em água fervente, com casca e tudo, por uns dois minutos. Em seguida tire elas da água, retirando com cuidado a casca e cortando a banana em tiras pelo comprimento.

Leve as tiras em uma assadeira para o forno baixo, cuidando até que elas estejam sequinhas (meio quebradiças) e douradas. Depois é só tirar do forno e triturar com um processador ou liquidificador até ter a sua farinha.

11) Farinhas Low Carb: Berinjela

Essa farinha pode ser adicionada em iogurtes, sopas, saladas e outros pratos, é uma opção Low Carb.

Simples e rápida de fazer: pegue algumas berinjelas, corte – com casca e tudo – em tirar finas e leve ao forno médio até que elas estejam bem secas e crocantes. Tire do forno e triture elas em um processador ou liquidificador até formar a farinha.

12) Farinhas Low Carb: Maracujá

Serve pra ser batida com frutas, dissolvida em sucos e iogurtes ou usada em receitas que não vão ao forno (ainda não foi testado o que ocorre com as propriedade dessa farinha em altas temperaturas).

Pra fazer ela, retire a polpa do maracujá e separe a parte branca da casca da fruta. Corte em fatias a parte branca e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire do forno e triture a parte branca do maracujá no processador ou liquidificador para obter a sua farinha.

13) Farinhas Low Carb: Frango

Isso mesmo, você não leu errado, é farinha de frango mesmo! Cozinhe e desfie o frango antes de bater no processador ou liquidificador e secar o pó que ficar no forno baixo. É ótima pra empanados!

Como você deve ter percebido, se é low carb, pode virar farinha e entrar nas receitas do seu cardápio sim!

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...