10 Razões para Comer Pistache
Conheça neste artigo algumas razões para comer pistache, uma variedade de fruto pequeno e seco, ou seja, que contém pouca água. Estes frutos dão em uma árvore cujo nome científico é Pistaciaceae.
Esta árvore tem sua origem na Ásia Central e na Ásia Menor, e com o passar do tempo foi se espalhando até chegar a outros territórios.
Hoje em dia é uma oleaginosa popular que pode ser comida crua ou usada como ingrediente de vários pratos salgados e doces.
Conta com uma alta quantidade de nutrientes, como:
- Vitaminas (E, ácido fólico, tiamina);
- Minerais (cobre, potássio, magnésio, cálcio, ferro);
- Proteínas;
- Fibra;
- Ácidos graxos;
A cor do pistache é avermelhada com polpa verde, coberto por uma casca dura e partida pela metade.
Esta casca pode ser quebrada com facilidade, ainda que ocasionalmente o fruto possa estar completamente coberto pela casca.
A seguir compartilharemos algumas razões para comer pistache. Não perca!
Principais razões para comer pistache regularmente
1. Ajuda a combater a diabetes

A diabetes é uma doença onde há um excesso de açúcar no sangue, o que também se conhece como glicose elevada. O pistache é uma excelente opção para combater a diabetes do tipo 2.
Isso se deve ao fato de que o pistache reduz os níveis de glicose por seu alto teor de carboidratos. Assim, é um poderoso aliado.
2. Reduz o risco de doenças cardíacas
O pistache auxilia diminuindo a quantidade de colesterol e gorduras que nosso organismo assimila, por isso podemos prevenir problemas cardíacos.
Por seu teor de potássio, com o pistache podemos regular a pressão sanguínea. Ele pode ser um aliado poderoso para o nosso coração.
3. Ajuda a controlar o peso

Dentro de seus maravilhosos benefícios, o pistache serve como um aperitivo com o qual podemos aliviar a fome e evitar o consumo de doces e frituras.
Além disso, quando comemos pistache ele é metabolizado por completo em nosso organismo, o que resulta em um consumo mínimo de calorias.
4. Contém fibras
O pistache contém uma quantidade extraordinária de fibra em sua polpa, o que permite uma digestão melhor e estimula o metabolismo, aliviando problemas de prisão de ventre.
5. Favorece a saúde ocular

Com certeza muitos de nós sabíamos que o pistache nos ajuda a ter uma saúde ocular melhor e protege nossos olhos dos raios de sol.
Isso ocorre graças aos nutrientes e vitaminas que contém, como:
- Zeaxantina
- Luteína
- Riboflavina
- Vitamina E
- Vitamina B2
6. Fortalece os ossos
As quantidades de fósforo, magnésio, potássio, cálcio e proteínas presentes no pistache permitem que tanto os ossos quanto os músculos desenvolvam uma constituição e força melhores.
Para atividades esportivas isso é de grande valor, assim, se praticamos esportes ou fazemos movimentos constantes, esta é mais uma das razões para comer pistache: ele irá nos proporcionar força e energia.
7. Nos ajuda a ter dentes fortes
O cuidado dos dentes não se alcança apenas ao escová-los, o que comemos também conta muito. Há muitos alimentos que melhoram a saúde dentária, como é o caso do pistache.
8. Cuidado com o cabelo
Ao comer pistache protegemos a pigmentação do cabelo graças ao cobre que ele contém. Isso nos ajuda a ter um cabelo brilhante e bonito.
Além disso, o pistache também ajuda a deter a queda de cabelo e estimular seu crescimento e flexibilidade.
Uma alternativa para este caso é usar diretamente sobre o cabelo um óleo de pistache que sirva como tratamento para a hidratação e restauração dos fios.
9. Estado e aparência jovem

Uma forma de manter nossa pele em bom estado é consumindo pistache. Isso se deve ao fato de que a vitamina E que ele contém nos dá proteção contra os raios UV e o processo de envelhecimento.
Assim, junto com suas rotinas de limpeza e cuidado da pele, não se esqueça do quão benéfico é comer pistache para manter a pele saudável e hidratada.
10. Cérebro ativo
A estimulação da atividade cerebral se consegue quando o sangue oxigenado chega ao cérebro, e esse sangue é conseguido aumentando o nível de hemoglobina.
O aumento de hemoglobina é derivado do consumo de vitamina B6, presente no pistache. Assim, este nos ajuda a manter nossa mente ativa.
Riscos de consumir pistache
O pistache ajuda no cuidado de nosso corpo, desde a cabeça até os pés, por isso se trata de um fruto extraordinário.
Porém, é preciso manter um equilíbrio no consumo de pistache. Por melhor que seja, se o consumirmos em excesso podemos prejudicar nossa saúde.
Em geral, encontramos pistache salgado. Uma quantidade grande de sal pode gerar hipertensão ou retenção de líquidos.
Assim, é conveniente pôr um limite no pistache que comemos ou, se possível, consumir pistache sem sal.
É igualmente importante se certificar de que não somos alérgicos ao pistache, já que podem surgir sintomas de forma imediata, como:
- Erupção
- Inchaço
- Urticária
- Problemas respiratórios
Para concluir, o pistache é uma fonte de vitaminas e minerais que mantêm nosso corpo saudável, mas é preciso comê-lo em bom estado e tendo a certeza de não ser alérgico a ele.
Fonte: Melhor com Saúde